Post

BIMSTART e Grupo KALLAS se unem para inovar

Nos últimos 20 anos, com a intensificação da aquisição de veículos no Brasil, as vagas de garagem nas grandes capitais tornaram-se mais valiosas do que se podia imaginar.

De acordo com o Mapa da Motorização Individual no Brasil, desenvolvido pelo Observatório das Metrópoles em sua edição de 2019, entre os anos de 2008 e 2018, o total de automóveis no Brasil aumentou de 37,1 milhões para 65,5 milhões. Deste número, cerca de 40% do referido crescimento acontece nas 17 principais metrópoles do país, o que desencadeia problemas de trânsito, bem como o aumento da demanda por vagas em estacionamentos e garagens.

Todavia, além de os edifícios mais antigos das cidades brasileiras não terem sido projetados contabilizando uma grande necessidade de vagas de garagem – devido ao diferente cenário da época -, a urbanização acelerada diminui cada vez mais a presença de terrenos vazios que funcionam como estacionamentos, os quais gradativamente acabam sendo adquiridos por incorporadoras e transformados em novos empreendimentos, cujas vagas são fisicamente limitadas pelo potencial construtivo.

Tal problemática chama a atenção das mais diversas incorporadoras do país, que precisam tentar extrair o maior número possível de vagas em suas edificações. Do outro lado da mesa, o cliente que comprou o imóvel na planta, espera que as vagas sejam entregues com rigor dimensional, conforme o projeto vendido. Expectativa essa, que muitas vezes pode ser frustrada por problemas construtivos em contenções e elementos estruturais durante a fase de execução. Existem, inclusive, relatos de grandes empresas que perderam processos milionários na justiça pois acabaram entregando vagas menores do que o acordado em contrato.

Fundada em 2018, a BIM START é uma empresa brasileira que atua gerando soluções para seus clientes por meio da captura de realidade e da metodologia BIM. A empresa possui como pilares fundamentais a melhoria contínua e a satisfação dos clientes e vem crescendo exponencialmente desde sua fundação, atuando em diversos projetos nos setores de Construção Civil, Infraestrutura, Mineração, Energia, Saneamento e Indústria.

Desde seu início, a BIM START identificou a Leica Geosystems como grande aliada em função de sua qualidade superior no desenvolvimento de hardware e software voltados para a captura de realidade.

Após algumas conversas entre a BIM START e o Grupo Kallas, empresa com 38 anos de atuação no setor imobiliário e mais de 10 milhões de metros quadrados construídos, as empresas perceberam uma grande sinergia na busca pelas soluções mais tecnológicas e avançadas do mercado. E foi em uma dessas conversas que a Kallas apresentou para a BIMSTART as dificuldades existentes em relação à perfeita execução dos subsolos e garagens, principalmente no que concerne ao controle de suas qualidades dimensionais, visando não apenas garantir a máxima qualidade nas entregas dos imóveis adquiridos por seus clientes, mas também se resguardar em relação à riscos financeiros. Com base nisso, a BIM START, dispondo das ferramentas Leica e do apoio da Kallas, iniciou o desenvolvimento de um novo tipo de serviço para a construção civil, que assegura a qualidade dos empreendimentos da empresa, além de muitas outras que vem começando a adotar o mesmo processo.

De acordo com Eduardo Pasini Corrêa de Oliveira, Diretor Comercial da BIM START: “O uso de tecnologias como o Laser Scanner permite que o campo seja transportado diretamente para o ambiente de tomada de decisão, trazendo segurança para incorporadoras que se preocupam com a qualidade de seus empreendimentos e com a perpetuidade de seus negócios.”

A solução

Todo o processo se baseia na proposta de agregar inteligência ao uso de nuvens de pontos e escaneamento a laser, trazendo suas informações de maneira simples e acessível não apenas para o time de engenharia, mas também para o canteiro de obras e para a alta diretoria da empresa, de modo a facilitar a tomada de decisão.

O processo se inicia com base no escaneamento, por meio do uso do Laser Scanner Leica RTC360, de pontos de controle materializados no canteiro, utilizados para locar os elementos estruturais da obra, bem como seus eixos de referência. Após digitalizados esses pontos, todas as áreas de subsolo, térreo e algumas vezes também pavimentos sobre o solo também são percorridas com o laser scanner.

Concluso isso, os arquivos são encaminhados para o escritório, onde é realizado o processo de registro das cenas da nuvem de pontos, por meio do software Leica Cyclone Register 360, que dispõe de diversas ferramentas voltadas a garantir o perfeito alinhamento entre cenas capturadas, bem como assegurar a qualidade do produto final.

Uma vez concluída a nuvem de pontos, é iniciado o processo de modelagem BIM “as-built” para que a construtora possa seguir com o projeto tendo em vista a situação real encontrada “in loco”, a qual, através da elaboração do relatório de desvios, é comparada com os projetos originais.

O relatório apresenta diversos tipos de análises, que vão desde recalques em contenções, falhas de concretagem, verificações de verticalidade e de planicidade de elementos estruturais, interferências nas dimensões laterais das vagas, bem como nas alturas úteis.

Resultados

Desde a concepção inicial da ideia, a BIM START e o Grupo Kallas já vem realizando tais projetos em dezenas de empreendimentos, auxiliando assim, na detecção e prevenção das mais variadas situações em obra.

De acordo com Renan Galvão Silva, coordenador de inovação do Grupo Kallas: “A implantação de escaneamento a laser aqui para o Grupo Kallas sempre foi alinhada com os usos e valores que a tecnologia traria para a empresa. Desde o início da área de inovação, seus usos apresentaram um retorno sobre investimento muito rápido que nos fez consolidar nossa parceria com a BIM START para todas as nossas obras.”

O coordenador ainda complementa: “Começamos a usar em nossos terrenos para conferir as demolições e limites, mas o fato do produto ser entregue em diversos formatos, como *.rcp e *.rvt, sempre nos deu a liberdade de conseguir aproveitar esses arquivos para realizar diversos estudos internos, trazendo agilidade na tomada de decisões e confiança nos dados que eram levantados. Além dos usos já esperados, nós conseguimos implantar estudos de altura de fiação de poste para entrada de equipamentos, tamanho de copa de árvores que interferia com a edificação futura, estudos mais precisos de volumes de corte e aterro e até mesmo estudos de plano de ataque de obra.”

Essa parceria de sucesso entre as empresas vem revolucionando o controle de qualidade dentro do mundo da construção civil, e encontrou nos produtos Leica, a tecnologia e a qualidade necessária para alcançar seus objetivos. Eduardo Pasini Corrêa de Oliveira complementa: “Foi nos equipamentos e softwares da Leica Geosystems que encontramos o alicerce que precisávamos para sustentar as soluções tecnológicas que sempre quisemos desenvolver”.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

WhatsApp
LinkedIn
Email
Facebook

Onde estamos?

Copyright © Technologycal | 2024 — Designed by BIM START

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux